Varejo aposta em promoções para o Dia dos Namorados

Data deve movimentar cerca de R$ 1,65 bilhão no comércio brasileiro, 2,5% a mais em relação a 2020

Apesar da perspectiva de piora nos números da pandemia e da chegada de uma temida terceira onda de covid-19 no Brasil, a proximidade do Dia dos Namorados traz a expectativa de aquecimento das vendas do varejo nos próximos dias.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve movimentar cerca de R$ 1,65 bilhão no comércio brasileiro, 2,5% a mais em relação a 2020. Para o varejo físico, as expectativas positivas se baseiam no fato de que o ano anterior foi fraco por conta da pandemia e do desconhecimento de estratégias de venda para tempos de distanciamento social.

Para driblar as restrições, este ano os comerciantes estão investindo em estratégias promocionais. Segundo a Spot Metrics , plataforma de Inteligência de Dados e CRM para o varejo físico, a expectativa é de um aumento de 30% em promoções em relação ao Dia dos Namorados de 2020.

Segundo a Ebit, empresa especializada em informações de e-commerce, a expectativa é de crescimento de 6% nas vendas online neste Dia dos Namorados. Por sua vez, pesquisa realizada pela plataforma de e-commerce Shopee Brasil mostrou que a comemoração da data supera o Dia das Mães no valor médio que os consumidores estão dispostos a pagar por presente. Segundo o trabalho, o preço médio no Dia dos Namorados é de R$ 240 (contra R$ 210 do Dia das Mães) e 50% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 130.

Participaram da pesquisa, mais de 2.300 pessoas entre 19 e 55 anos, de todos os estados brasileiros. Considerando os hábitos dos consumidores, a maior parte do grupo (62%) faz compras online há mais de um ano, 23% há menos de seis meses e 14% entre seis meses a um ano.

De todas as categorias disponíveis na Shopee, itens variados despertaram a atenção do consumidor, mas joias e relógios, seguidos de acessórios de moda e calçados foram as opções de presentes que mais tiveram destaque pelo grupo entrevistado.

Fonte: Mercado & Consumo, 25.05.2021



Publicado por: Assessoria de Comunicação
Data de publicação: 25 de maio de 2021