Varejo reduz o excesso de estoque

A proporção de varejistas que relataram ter estoques em excesso caiu de 33,3% para 32,2% entre julho e agosto, segundo levantamento mensal da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Ao mesmo tempo, aumentou de 14% para 15,2% a fatia dos que informaram ter falta de produtos em estoque. 

Neste mês, 52,2% dos empresários consideraram seus estoques adequados, mesmo patamar registrado na pesquisa de julho.

Com isso, o Índice de Estoques (IE) do comércio varejista paulistano caiu pelo quarto mês consecutivo, ao passar de 105 pontos em julho para 104,8 pontos em agosto. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador registrou retração de 2,1%. A marca dos cem pontos é o limite entre inadequação e adequação, de acordo com o indicador da FecomercioSP.

Para a assessoria econômica da entidade, a grande ociosidade da economia reduz a preocupação com a queda de produtos armazenados. “Estoques elevados em um ambiente de vendas fracas são mais problemáticos”, afirma a federação. 

O Índice de Estoques é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários do comércio no município de São Paulo. 

Fonte: Valor Econômico

 

 



Publicado por: Assessoria de Comunicação
Data de publicação: 4 de setembro de 2018